Na manhã após um mégane, a futura mãe Julia Zárate encontra seu parceiro morto em seu apartamento e seu amante ferido. Presa por um crime que não cometeu, ela enfrenta um julgamento desolador. Em meio à gravidez e à depressão, o nascimento de seu filho torna-se uma razão transformadora para viver.
Encontrando um novo ângulo no filme de prisão, este drama intenso de Pablo Trapero explora os desafios da maternidade no sistema carcerário da Argentina. Com uma interpretação poderosa e autêntica de Martina Gusmán, Leonera é um retrato contundente da injustiça social e da impotência que ela gera.