Na Roma do pós-guerra, Mamma decide abandonar sua vida de prostituta e levar o filho Ettore para viver com ela na cidade. Na esperança de uma vida melhor para o filho, ela se muda para um bairro respeitável. Mas Ettore é preguiçoso e não dá valor às comodidades.
Figura emblemática dos oprimidos, Anna Magnani comove no papel de uma profissional do sexo tentando se reinventar no segundo filme de Pier Paolo Pasolini. Retratando a paisagem urbana da Roma do pós-guerra, onde mansões luxuosas e favelas coexistem, o filme é um grito poderoso contra a desigualdade.