O filme narra os últimos dias do artista alcóolatra e tuberculoso Amedeo Modigliani em Montparnasse, Paris. Ele traça as relações do pintor com três mulheres: uma jornalista britânica masoquista, uma simpática dona de um bistrô e uma jovem inocente, modelo de alguns de seus quadros mais famosos.
Favorito de Jean-Luc Godard, este retrato de um artista moribundo deveria ter sido feito por Max Ophüls, mas o cineasta adoeceu antes da produção. Jacques Becker, escolhido a dedo por Ophüls, assumiu o projeto e criou um filme comovente para ficar na história, repleto de humanismo e sinceridade.