Rússia, 1917. O jovem médico Polyakov chega para trabalhar no hospital de uma aldeia remota. Depois de sofrer uma reação alérgica a uma vacina, ele começa a tomar morfina e desenvolve uma dependência. Não demora até que ele tente fazer operações mais ambiciosas sob a influência do medicamento.
Ambientado no ápice da revolução de 1917, Morphine examina os aspectos práticos dos cuidados médicos provinciais. Baseado nos romances autobiográficos de Mikhail Bulgakov e escrito pelo falecido Sergey Bodrov Jr, o drama assombroso de Aleksey Balabanov é um mergulho numa noite escura da alma russa.