Em Recife, os moradores de um bairro próspero levam uma vida tranquila até que suas rotinas são interrompidas pela chegada de uma empresa de segurança particular. A presença da empresa traz tranquilidade para alguns e tensão para outros.
O aclamado O Som ao Redor é o primeiro longa do crítico e cineasta Kleber Mendonça Filho. Comentando sutilmente as relações de classe no Brasil através dos sons ameaçadores de Recife, é uma produção de cinema sensorial e única que evoca um estado de torpor em suspenso no ar quente e pesado.