Transferindo o épico Crime e Castigo de Dostoiévski para as Filipinas nativas do diretor, Norte é um afastamento dos primeiros (e mais longos!) filmes em preto e branco de Lav Diaz. Filmado em cores, o filme é uma obra-prima com estrutura sólida e enredo conciso que lida com injustiça e culpa.