O poeta russo Andrei Gorchakov viaja pela Itália acompanhado por seu guia e tradutor enquanto ele pesquisa a vida de um compositor russo do século 18, Pavel Sosnovsky. Lá ele conhece Erland Josephson, um pária local que declara que o mundo está chegando ao fim.
Com apenas sete longas, Andrei Tarkovski criou um mundo de profecia, loucura, graça e transcendência espiritual. Feito durante seu exílio da URSS, Nostalghia é uma obra-prima unicamente pessoal. Vencedora do prêmio de Melhor Diretor em Cannes, uma honra que dividiu com Robert Bresson!