Desejando fugir da monótona rotina de quebrar pedras em uma fazenda prisional no Mississippi, Ulysses Everett McGill orquestra uma fuga ousada. Acorrentado a dois excêntricos, eles perseguem um tesouro enterrado, correndo contra o tempo e a inundação da natureza, dando início a uma aventura épica.
A primeira de suas colaborações com George Clooney, esta comédia animada mostra os Coens transferindo engenhosamente a Odisseia de Homero para o Mississippi da era da Depressão. Com as sequências musicais fascinantes do filme, a trilha sonora folk viciante se tornou um mega hit por si só.