Desdêmona, filha de um aristocrata veneziano, foge com o herói militar mouro Otelo, para grande inveja de Iago. Infelizmente, Iago conhece a fraqueza de Otelo e, com uma malícia arrepiante, arma uma trama para o atingir. Welles filmou o filme em 3 anos em Veneza, Marrocos e Roma.
Em 1952, Welles conquistou o prêmio principal no Festival de Cannes por sua cativante obra expressionista, repleta de cenas sombrias e de diferentes ângulos. Welles protagoniza Otelo, seu primeiro filme filmado no exílio e uma das melhores versões de uma história de Shakespeare.