De Alice no País das Maravilhas a O Espírito da Colmeia, Guillermo del Toro evoca clássicos da literatura e do cinema nesta fantasia gótica. O Labirinto do Fauno, com seu mistério onírico, reafirma a ideia dos irmãos Grimm de que contos de fadas não são só para crianças.