Pépé le Moko, um dos criminosos mais procurados da França, refugia-se na Casbah de Argel, certo de que a polícia o espera se ele sair dali. Mas, ao conhecer Gaby, uma jovem parisiense, ele decide arriscar tudo e cruzar as fronteiras de uma vez por todas.
Com uma das atuações mais marcantes de Jean Gabin, o retrato de Pépé Le Moko do submundo através de uma cinematografia sublime e elegante o consolidou como um marco do Realismo Poético Francês. O labirinto de ruas de Casbá de Argel fornece um pano de fundo pulsante para esse clássico retumbante.