Um matemático paranoico procura os números que vão desvendar o grande padrão do universo. Ele acaba perseguido por um culto hassídico e uma firma de Wall Street que querem o segredo.
Tantos anos depois, e a eletricidade continua palpável. A estreia impressionante de Darren Aronofsky nos mergulha na energia maníaca de uma mente (e pessoa) obcecada. Filmado nas ruas de Nova York pré-disneyficação em 16mm, foi um cartão de visita para a visão implacável do diretor.