Etienne Alexis, candidato a presidente da nova Europa, é um cientista que promove a inseminação artificial. Sua família rica é rígida, intelectual e estéril. Para comemorar seu noivado com uma prima alemã, ele organiza um piquenique asséptico, onde a mãe natureza se afirma.
Recordando as ensolaradas cenas pastorais das pinturas de seu pai, esta obra de Jean Renoir foca na dicotomia entre a ciência e as forças da natureza. Um drama profundamente pessoal de um dos melhores cineastas do cinema chegando à conclusão lógica de seu projeto artístico.