Herdeira do trono durante o reinado do Rei Carlos IX no século XVI, a católica Margot é obrigada a se casar em meio a uma guerra religiosa entre católicos e protestantes. Ela espera fugir com seu amante protestante, mas é mantida prisioneira pela própria família poderosa e cruel.
Isabelle Adjani fez uma de suas melhores atuações nesta adaptação de Alexandre Dumas, que ganhou o Prêmio do Júri em Cannes após uma produção tumultuosa. Um épico shakespeariano ambientado durante as Guerras Religiosas Francesas, A Rainha Margot é um clássico ressonante, agora belamente restaurado.