Rashomon
Vencedor do Leão de Ouro em Veneza em 1951, Rashomon apresentou Akira Kurosawa e o cinema japonês ao público internacional. Com narradores não confiáveis oferecendo diferentes perspectivas sobre o mesmo evento, a abordagem da narrativa nesta alegoria feudal é revolucionária.