Um western mexicano que retrata a relação complicada entre três grupos diferentes: os crioulos hispano-americanos, os colonos americanos e a tribo Apache. Ambientado em Sonora, México, em 1852.
Enquanto suas imagens lembram a beleza da obra de John Ford, o western anticolonial de Pablo Aldrete homenageia experiências marginalizadas que foram embranquecidas pelo mito da fronteira. Ambientado na Guerra Mexicano-Americana, River of Gold é uma reelaboração magistral de um gênero desgastado.