Em um futuro violento na Velha Detroit, o policial assassinado Alex Murphy é ressuscitado como um poderoso ciborgue da lei. Enquanto combate o crime, ele começa a recuperar memórias do passado e busca vingança contra a gangue que o matou.
Satirizando com ferocidade o punitivismo da era Reagan, este thriller de ação distópico e ultraviolento é banhado em sarcasmo. Com irreverência macabra, o primeiro grande sucesso de Paul Verhoeven marcou, em grande estilo, a chegada do provocador a Hollywood.