De um lado, temos Lucho e a classe trabalhadora; do outro, intelectuais apoiando o movimento da Unidade Popular ao lado da pequena burguesia. Sua amizade improvável se transforma em cenas de ação, tiroteios e canções discordantes, oferecendo um retrato satírico da época.
Interrompido pelo golpe de estado chileno de 1973, o projeto perdido de Raúl Ruiz foi concluído por Valeria Sarmiento e lançado no 50º aniversário deste evento angustiante. Sondando os limites do pensamento revolucionário, este filme híbrido testemunha os vestígios do idealismo de esquerda.