Věra, uma dona de casa entediada com um filho insolente e um marido ingrato, tenta fugir de suas frustrações com um caso extraconjugal. Ao mesmo tempo, a teimosa ginasta Eva Bosáková treina para o Campeonato Mundial de 1962 em Praga. Sua falta de motivação leva seu treinador a pressioná-la.
Misturando documentário com ficção e filmado em preto e branco, este melodrama modernista é um manifesto contra nosso mundo dominado por homens e suas regras. O primeiro longa da pioneira do cinema tcheco Věra Chytilová, Algo Diferente conta com a vencedora da medalha de ouro olímpica Eva Bosáková!