Em 1872, Antonina, uma admiradora do compositor Tchaikovsky, perseguiu-o até o ponto da obsessão e o pediu em casamento. Embora estivesse essencialmente ausente, ele permaneceu como uma figura assombrosa na vida dela, alimentando um amor unilateral que a levou ao isolamento e ao tormento emocional.