O incompreendido parisiense Antoine Doinel, de 14 anos, enfrenta uma vida com pais indiferentes, professores opressivos e pequenos delitos. Um solitário à beira da rebelião, Antoine é guiado por uma amizade comovente, um amor pelo cinema e a esperança de escapar.
Ao eliminar os credos estabelecidos do cinema francês, a estreia insolente e semi-autobiográfica de François Truffaut coloca a Nouvelle Vague na cena internacional. Um icônico Jean-Pierre Léaud de 14 anos de idade interpreta, pela primeira vez de muitas, um jovem rebelde, o alter ego de Truffaut.