Uma viagem ao extremo oeste do Brasil nos leva a uma estrutura monumental petrificada no meio do cerrado. Enquanto os trabalhadores da construção civil trabalham sob o monumento, a câmera explora a paisagem trêmula que o circunda, desenterrando os traços geológicos da criação da capital Brasília.
Circulando um edifício de pedra, este curta hipnótico da artista e cineasta brasileira Ana Vaz conjura um ambiente sonoro sensorial de trabalho manual e natureza. Justaposta com a presença de animais, como formigas minúsculas construindo seus formigueiros, a estrutura colossal perturba e inspira.