Josef von Sternberg e Marlene Dietrich criaram muitas fantasias românticas e escandalosas graças à sua colaboração em sete filmes. O Anjo Azul foi o primeiro. Uma obra-prima sobre relacionamento masoquista, na qual Emil Jannings se torna pequeno diante de Dietrich no papel que lançaria sua carreira.