Um agrimensor é chamado para trabalhar em um castelo da aldeia. Ao chegar, descobre que aparentemente ninguém o espera. Suas tentativas de provar sua integridade são recebidas com um muro de pedra de incompreensão, o que só aumenta seu desejo de entrar no misterioso castelo.
Embora Aleksey Balabanov viria a alegorizar a história soviética em seus filmes posteriores, esta adaptação do livro de Franz Kafka permanece notavelmente fiel. Uma brincadeira carnavalesca de absurdo e futilidade com toques de Béla Tarr e Federico Fellini, The Castle é uma de suas primeiras obras.