O General Outram declara a anexação do Reino de Oudh ao Império Britânico e exige a abdicação do rei, que nunca demonstrou qualquer interesse nos assuntos de estado. Ao mesmo tempo, dois nobres se encontram para um jogo de xadrez, negligenciando suas famílias e a importante ocasião política atual.
Feito numa época de censura de imprensa na Índia, O Jogador de Xadrez é um drama autointitulado “contemplativo, mas implacável” que olha para o futuro do país através do seu passado. Uma sátira requintada de um dos mestres mais amados do cinema mundial: Satyajit Ray.