Considerado um dos melhores filmes já feitos, a obra-prima de Bertolucci é um thriller político conciso e uma viagem altamente sensual e surrealista pelo passado conturbado da Europa. Uma grande influência para Coppola, Scorsese e Spielberg, a psicopatia da violência nunca foi tão bem representada.