Em um cinema de Memphis, surge um romance entre Lincoln, um rico adolescente branco, e Minh, o filho migrante de um soldado e uma vietnamita. Mas quando eles fazem uma viagem espontânea pelo Mississippi no barco do pai de Lincoln, os dois amantes logo descobrem o que não têm em comum.
Imerso na erótica tentadora da água e banhado em azul, o longa-metragem de estreia de Ira Sachs foi uma intervenção inovadora no New Queer Cinema dos anos 1990. Ao misturar raça e classe na piscina sensual da sexualidade, The Delta navega por noites trêmulas de ameaça, prazer e descoberta.