The Event
Agosto, 1991. Um golpe de Estado fracassado liderado por um grupo de comunistas radicais em Moscou pôs fim ao governo de 70 anos dos soviéticos. Em Leningrado, milhares de pessoas confusas, assustadas e desesperadas foram às ruas para participar do evento, que supostamente iria mudar seu destino.
A clareza das imagens restauradas deste documentário arquivístico de Loznitsa nos permite explorar Leningrado de 1991 como se fosse hoje. Igualmente a ressurreição de um momento e sua refração retrospectiva, The Event aborda os efeitos da técnica documental sobre a natureza maleável da história.