Lars von Trier nunca teve problemas em expor sua reputação de manipulador malevolente do azar de seus protagonistas, mas nunca de forma tão literal como neste documentário. Um dos melhores filmes sobre cinema, As Cinco Obstruções é um fenômeno reflexivo da resolução de problemas cinematográficos.