Depois de servir com dedicação na 1ª Guerra, um barbeiro judeu passa anos em um hospital do exército, sem saber da ascensão de um ditador fascista antissemita, que se parece muito com ele. Ao voltar para o seu bairro, ele fica atordoado com as mudanças brutais e se une a uma menina para se rebelar.
Charlie versus Adolf! Em seu filme mais controverso, e também o primeiro falado, Chaplin abordou o fascismo com seu humor subversivo, comédia característica e um festim de cenas agora clássicas. O discurso final é lendário, e a dança com o globo terrestre é perversa. Um filme indispensável.