Numa noite de insônia de 1978, Francisco e Rita se encontram para relembrar João, um amigo de infância assassinado recentemente. João pertencera a um grupo subversivo de esquerda durante a ditadura e era produtor de cinema, que estava filmando uma adaptação do drama de Alexandre Herculano, O Bobo.
José Álvaro Morais transforma o romance de 1843 de Alexandre Herculano diante de nossos olhos nesta estreia vencedora do Leopardo de Ouro. Ambientado em um estúdio de cinema abandonado, The Jester reflete sobre a identidade nacional, envolvendo-se com séculos inteiros de história portuguesa.