No primeiro longa narrativo de Shyam Benegal, o filho imprestável de um senhorio ausente é enviado para supervisionar as terras do pai. Lá, ele e a pobre governanta Lakshmi viram amantes, iniciando uma série de complicações devastadoras.
Situado em meio a uma complexa rede de estruturas de poder feudal e opressão de gênero, o primeiro longa de Shyam Benegal como diretor, Ankur, é um filme poderoso sobre o sistema de castas e o livre arbítrio das mulheres. Ele também marca a estreia da atriz Shabana Azmi no cinema paralelo indiano.