O longa-metragem de estréia de Haneke é inspirado em uma história real de uma família austríaca de classe média que cometeu suicídio. O filme narra os últimos anos da família, que consiste em Georg, um engenheiro; sua esposa Anna, um oculista; e sua jovem filha, Eva.
O provocador austríaco Michael Haneke (Caché) chamou a atenção com esta estreia segura e inteligente. Uma visão brutal ao mesmo tempo sombria e eletrizante de uma família alienada de classe média, que borbulha com uma urgência sinistra e um clima pesado de isolamento que é impossível de ignorar.