Uma família rica recebe a visita inesperada de um homem que alega ser o tio perdido da matriarca. A suspeita inicial com que recebem o homem se dissolve lentamente à medida que ele conta histórias de suas viagens, incompatíveis com a perspectiva convencional de classe média que têm do mundo.
Um mistério psicológico, o último filme de Satyajit Ray é uma reflexão filosófica sobre a evolução da civilização e da natureza humana. Baseado no seu próprio conto Athiti, O Estrangeiro reflete sobre um mundo onde o valor da riqueza material excede em muito o da humanidade, da confiança e do amor.