Carol Reed voltou a trabalhar com o escritor Graham Greene para esta joia da coroa do noir britânico. Uma história misteriosa de espionagem no mercado negro com uma atuação imortal de Orson Welles como o vampírico Harry Lime, O Terceiro Homem evidencia o submundo sombrio da Viena do pós-guerra.