Certa manhã, dois policiais abordam Josef K sem qualquer explicação. A fim de descobrir a razão desta acusação, ele tenta descobrir o que esta por trás da fachada do sistema judicial. A adaptação de Orson Welles de “The Trial”, de Kafka, foi aclamada por sua cinematografia e desenhos sugestivos.
Cidadão Kane? Não. Orson Welles disse que esta adaptação distópica de Franz Kafka foi seu melhor filme. Sombrio e paranoico, O Procurado faz uso magistral de uma cinematografia expressiva e de cenários elaborados, marcando a sociedade moderna como uniforme, incoerente e inexplicavelmente absurda.