Adaptado dos registros históricos do processo, o filme relata de forma direta e quase documental o interrogatório e perseguição incessantes de Joana por seus captores. Com participação de um elenco notável de atores amadores, liderado por Florence Carrez no papel da protagonista.
Evitando a agonia virtuosa da tomada de Carl Dreyer sobre o julgamento da Dama de Orleans, Robert Bresson aborda seu suplício com clareza processual. Trabalhando a partir da transcrição oficial, esta obra-prima minimalista condensa questões de fé e resiliência até seus fundamentos mais essenciais.