O Sgt. Howie investiga o desaparecimento de uma criança na ilha escocesa de Summerisle. Um cristão conservador, ele fica incomodado com os rituais pagãos e o comportamento sexual dos moradores, principalmente de Willow, filha do magistrado. Sua investigação mergulha nos costumes peculiares da ilha.
Um filme cult que ajudou a criar o subgênero terror folclórico, O Homem de Palha é movido por um medo palpável do paganismo rural e política sexual hippie. Em sua melhor forma ameaçadora, Christopher Lee lidera este cabo de guerra apavorante entre superstições sobrenaturais e piedade equivocada.