Irlanda, 1920. O povo se une para formar exércitos de guerrilha voluntários e enfrentar a cruel Polícia Real Irlandesa vinda da Grã-Bretanha para impedir o movimento independentista. Damien abandona sua carreira promissora como médico e se junta ao irmão Teddy na violenta luta pela liberdade.
Ken Loach ganhou sua primeira Palma de Ouro com este relato da Guerra de Independência da Irlanda e da subsequente Guerra Civil, protagonizado por Cillian Murphy. Um filme justamente enfurecido que explora em detalhes chocantes a relação amnésica da Grã-Bretanha com o seu violento passado colonial.