Já se passaram meses desde que Jafar Panahi, está na prisão e aguarda um veredicto pelo tribunal de apelações. Ao descrever um dia em sua vida, Panahi e Mojtaba Mirtahmasb tentam retratar as privações que pairam o cinema iraniano contemporâneo.
Apesar da prisão domiciliar em seu país natal, Irã, o diretor Jafar Panahi contrabandeou com sucesso para o Festival de Cannes esta obra-prima autorreflexiva e confessional. Subvertendo engenhosamente todas as noções de cinematografia, ele criou um exercício comovente de justiça poética e política.