Depois de aprender o ofício nos sets de Luis Buñuel, o cineasta mexicano Arturo Ripstein fez sua estreia com este faroeste. Usando o gênero para levantar questões sobre mortalidade, justiça e retribuição, Tempo de Morrer faz juz à magnificência do seu título.