Na costa do mar, uma cabra, uma criança e um homem nu. Essa é uma fotografia tirada em 1954 por Agnès Varda. A cabra estava morta, a criança se chamava Ulysses e o homem estava sem roupas. A partir dessa imagem congelada, o filme explora o real e o imaginário.
Considerado um dos mais belos curtas de Varda, Ulysse tem como ponto de partida uma foto tirada pela diretora em 1954. Voltando à imagem anos mais tarde, Varda explora uma teoria sobre a autenticidade da fotografia, a passagem do tempo e a natureza mercurial da memória.