O filme acompanha o cotidiano de diversos grupos sociais que lutam por seu espaço na Amazônia brasileira: índios, fazendeiros, sem-terra, garimpeiros. Entrevista cientistas, especialistas e personalidades com o objetivo de mapear o atual perfil e as consequências da ocupação humana na região.