Sudoeste da França, 1962. Maité, Serge e François estão preocupados com a formatura do ensino médio e com a guerra na Argélia. No colégio interno ou às margens do rio, o trio confronta apaixonadamente suas diferentes visões políticas e sentimentos um pelo outro.
Um dos melhores filmes da geração posterior à Nouvelle Vague, Os Juncos Silvestres de André Téchiné, quatro vezes ganhador do César, é um drama adolescente rico em sexualidade e política. O cenário de 1962 é preciso (a guerra franco-argelina), mas as tensões perduram até os anos 1990 e a atualidade.