Lars von Trier assume o papel de protagonista em seu segundo longa, uma exploração metaficcional e metafísica da culpabilidade criativa. Se o título sugere uma ressonância com nossa condição contemporânea, Epidemia logo prova ser um retrato divertidamente irônico do artista e filósofo quando jovem.