Em uma mansão claustrofóbica nos Montes Apeninos, na Itália, Alessandro ainda vive com a mãe cega e três irmãos adultos. Atormentado por desejos perversos, ele decide tomar medidas drásticas para curar sua família disfuncional de suas várias aflições, planejando matar cada um deles.
O psicodrama de uma família degenerada de província faz com que esta estreia subversiva do grande cineasta italiano seja um espetáculo instigante. Ao expor a decadência social, a hipocrisia religiosa e o mito da família nuclear, o filme de Bellocchio foi um soco no estômago do cinema italiano.